sexta-feira, 1 de outubro de 2010

VOCAÇÃO E MISSÃO

Por Luiz Alberto - Seminarista
Iniciamos o mês de outubro, um mês que estaremos rezando pelas missões. E o que é ser um vocacionado(a) senão ser um missionário(a) de Jesus Cristo a todas as pessoas? Não importa onde estivermos, pois, o Senhor espera de nós a dedicação ao serviço. “A messe é grande, mas os operários são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe” (Mt 9, 37-38).
"No coração da Igreja,
eu serei o amor"
E neste 1º de outubro celebramos a memória de Santa Teresinha do Menino Jesus, Virgem, ela que tão cedo ouviu o chamado do Senhor em sua vida e atendeu após muita luta, com autorização do Papa, por ser tão jovem, entrou para o mosteiro das Carmelitas de Lisieux. Com o imenso desejo de servir ao Senhor, logo encontrou nas Cartas de São Paulo uma resposta, nos capítulos doze e treze, “que não podemos ser ao mesmo tempo apóstolos, profetas, doutores, pois, a igreja consta de vários membros”.
Considerando o Corpo místico da Igreja, Santa Teresinha não se encontrou em nenhum dos membros enumerados por São Paulo, seu desejo era estar em todos eles. A “caridade” foi o eixo de sua vocação, ela entendeu que nos vários membros do Corpo da Igreja, o membro mais nobre é o coração e este está inflamado de amor. Compreendeu que os membros da Igreja são impelidos a agir por um único amor, e na falta deste amor os apóstolos não mais anunciariam o Evangelho. Ou seja, o amor encerra em si todas as vocações, o amor é tudo, abraça todos os tempos e lugares, o amor é eterno.
Santa Teresinha exclamou: “Ó Jesus, meu amor, encontrei afinal minha vocação: minha vocação é o amor. Sim, encontrei o meu lugar na Igreja, tu me deste este lugar, meu Deus. No coração da Igreja, minha mãe, eu serei o amor e desse modo serei tudo, e meu desejo se realizará”.
Santa Teresinha teve o desejo ardente de ser missionária, mas como sua saúde sempre foi muito frágil, nunca lhe foi permitido partir. Seu desejo se transformou em realidade depois de sua morte, pois, seus restos mortais andam a correr e a abençoar o mundo por onde tem passado.
Que Santa Teresinha, padroeira dos missionários, interceda por todos nós! Rezemos pedindo a Deus a graça de estarmos sempre disponíveis para servi-lo onde for preciso, sem medir esforços. Que sejamos fiéis a nossa vocação, seja as vocações religiosas, sacerdotais ou leigas, colocando nossos dons a serviço da Igreja, que também ela ajude aqueles que estão em busca de sua vocação, e que aqueles que dedicam sua vida às missões, possam ter a virtude de Santa Teresinha, o "AMOR".
Santa Teresinha do Menino Jesus! Rogai por nós!
Fonte: Liturgia das Horas - (volume IV)

Um comentário:

  1. O mundo, o Brasil, nosso Estado, nossa Cidade, nosso bairro, nossa rua, nossa família, todos precisam de missionários, o Senhor precisa de nós para o anúncio do seu Reino.

    ResponderExcluir