quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A VOCAÇÃO AO SACERDÓCIO

Por Seminarista Luiz Alberto
No dia 28 de junho de 2010, no tradicional encontro com os fiéis para a oração mariana do Ângelus, o Papa falou que “a vocação ao sacerdócio leva a uma nova dimensão da liberdade”. Como em todo domingo, Bento XVI se aproximou da janela do seu escritório particular no Palácio Apostólico para dirigir-se aos católicos presentes na Praça de São Pedro.

"A vocação ao sacerdócio ou à vida religiosa
é uma das experiências mais belas da Igreja".

"Deus não é uma entidade
abstrata, mas uma realidade
grande e forte", disse o Papa.
Em seu discurso, Bento XVI partiu da análise do Evangelho do dia, de Lucas, para abordar novamente a vocação sacerdotal. O Santo Padre refletiu sobre a passagem na qual Jesus, enquanto caminha pela estrada em direção a Jerusalém encontra alguns homens, provavelmente jovens, que prometem segui-Lo onde for. Com eles, Jesus se demonstra muito exigente, advertindo-os de que "o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça", de forma que quem escolhe trabalhar com Ele no campo de Deus não pode mais voltar atrás. A outro, lembra o Papa, Jesus diz: ‘Segue-me, pedindo-lhe uma interrupção radical com o passado inclusive com os familiares'.
"Deus não é uma entidade abstrata, mas uma Realidade grande e forte" e também "uma Pessoa vivente e próxima, que nos ama e pede para ser amada", observa o pontífice, refletindo sobre a passagem. A vocação divina pode parecer dura, mas na realidade é "a novidade e a prioridade absoluta do Reino de Deus". "Seguir Jesus" significa "uma nova dimensão da liberdade" para o homem que decide deixar "a família de origem, os estudos ou o trabalho para se consagrar a Deus". O chamado feito no Evangelho prefigura a vocação religiosa e sacerdotal que requer uma total adesão. Para o Santo Padre, esse chamado é "uma das experiências mais bonitas que fazem na Igreja: ver, tocar com a mão a ação do Senhor na vida das pessoas.

O tema da vocação divina esteve ao centro das tradicionais saudações. Em espanhol, Bento XVI afirmou: "En el evangelio proclamado este domingo, se nos muestra un verdadero programa de vida cristiana y Jesús mismo nos invita a un seguimiento más radical de su Persona, basado en el amor y el servicio. De la mano de la Santísima Virgen María, supliquemos la gracia de entender cada día más esta paradoja evangélica: que sólo el que pierde la vida por Cristo, la gana realmente".

"No evangelho proclamado neste domingo, nos é mostrado um verdadeiro programa de vida cristã e Jesus mesmo nos convida a um seguimento mais radical de sua Pessoa, baseado no amor e no serviço. Do lado da Santíssima Virgem Maria, supliquemos a graça de entender cada dia mais este paradoxo evangélico: que só quem perde a vida por Cristo, a ganha realmente”.
Fonte: Gaudium Press, Secção: Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário