terça-feira, 2 de novembro de 2010

VOCAÇÃO À VIDA

Por Luiz Alberto da Silva
Seminarista

Nossa vocação é concedida pelo Criador, e é nos momentos de intimidade com Deus, é que vamos descobrir qual é nossa missão. Devemos nossa existência àquele que nos criou, quem nos deu o dom da vida, por isso devo encontrar qual é minha verdadeira missão.
Se eu não existisse, ninguém iria notar minha ausência; nem notaria a ausência de qualquer outro ou outra que existisse. Mas, antes de eu existir, Deus já me conhecia e amava; por isso me chamou à vida: sou criatura sua. Cada pessoa é criatura de Deus, amada e convidada por ele ao banquete da vida. A vida é, assim, o primeiro chamado de Deus, a primeira vocação.
Se a vida já é vocação, devo-lhe uma resposta. Qual será a resposta que Deus espera de mim? Certamente a vida tem um sentido a descobrir, uma obra a realizar. E ninguém o faz em meu lugar.
A primeira resposta ao chamado da vida é compromisso sagrado de quem a considera um dom de Deus confiado aos cuidados humanos. Colocar-se a serviço da vida já é responder a vocação.
O Primeiro e fundamental chamado divino é a grande vocação à vida, o chamamento à existência. Deus nos chama antes de tudo a sermos pessoas humanas realizadas e felizes. A animação vocacional deve contribuir para que todos atuem na realização de projetos que gerem vida e felicidade.
Seria um absurdo pensar que podemos servir a Deus, deixando de lado a vida dos irmãos e irmãs. Nossa vocação há de ser a da inclusão, do respeito a cada vida, sem exclusão de qualquer tipo.
"Todos, na Igreja, são chamados para um determinado serviço. Somos um povo de servidores." Devemos seguir os caminhos de Jesus servidor. Ele veio não para ser servido, mas para servir (Mc 10,45).

Nenhum comentário:

Postar um comentário