domingo, 28 de novembro de 2010

O SENTIDO DA VIDA

Por Luiz Alberto - Seminarista
Uma reflexão para jovens

 2ª PARTE
Continuando nossa reflexão sobre o sentido da vida, nesta segunda parte, falarei um pouco sobre o que devo fazer para que minha vida tenha sentido. Temos exemplos de muitos santos que podem nos ajudar a meditar sobre este assunto. Mas, muitas vezes o sentido da minha vida está mais próximo de mim do que eu possa enxergar ou até mesmo sentir. E porque não podemos pensar que encontrar o sentido de nossa vida é encontrar nossa VOCAÇÃO? Eis a grande questão! Só encontrarei minha vocação quando se realizar em mim o sentido da vida.
Então, Como devo fazer para que minha vida tenha sentido?
Já podemos compreender que para ter sentido a vida, é necessário vivê-la intensamente, mas amando a si mesmo em primeiro lugar, depois amando as pessoas que fazem parte de nossa vida, consequentemente encontrar o sentido dela. Devo estar atento para não seguir minhas vontades sensíveis, pois, diz SÃO JOÃO DA CRUZ, “Tudo o que se experimenta, sensivelmente, muito prejudica a fé, a qual ultrapassa todo o sentido”. Ou seja, tudo aquilo que o mundo nos oferece com tanta facilidade, devemos ficar atentos, são essas coisas que muitas vezes prejudicam nossa fé.
“Torno a dizer: a alma que presa às graças sensíveis permanece ignorante e grosseira na vida da fé” (SÃO JOÃO DA CRUZ). Quando deixarmos de ser ignorantes na vivência de nossa fé, aí sim, começaremos a encontrar o sentido verdadeiro de nossa vida. Não posso viver pensando que sou a única pessoa existente no mundo, e que todos devem estar sempre ao meu dispor. Muitas vezes queremos ser a pessoa mais importante e achamos que todos devem dar atenção somente a mim. Devo então, reconhecer a importância que tem todas as pessoas que estão a minha volta, os meus limites e também os limites dos outros.
Enfim, não há uma receita para se encontrar o sentido da vida. Mas, o que temos são alguns pontos que nos ajudam a pensar mais sobre isso. Também em tão poucas palavras se torna impossível discorrer sobre um assunto tão importante em nossa vida. Devo deixar claro que esta reflexão não é somente para os jovens, pois, a juventude está em nosso coração e não somente na idade. Na próxima parte, onde estarei concluindo esta reflexão, teremos mais alguns exemplos que nos ajudarão em nossa reflexão sobre o sentido da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário