sábado, 25 de setembro de 2010

A VOCAÇÃO RELIGIOSA

Por Maria Cristiane.
Irmã Franciscana da Imaculada Conceição de Maria de Bonlanden.

Irmã Maria Cristiane

A vocação religiosa é assumida por homens e mulheres que foram chamados a testemunhar Jesus Cristo de uma maneira radical. É a entrega da própria vida a Deus. Os religiosos vivem como testemunha radical de Jesus Cristo, como sinal visível de Cristo libertador, a total disponibilidade a Deus, à Igreja e aos irmãos e irmãs, a total partilha dos bens, o amor sem exclusividades, a consagração a um carisma específico, numa comunidade fraterna, a dimensão profética no meio da sociedade, assumem uma missão específica.
Um religioso vive em primeiro lugar a sua consagração nos votos, depois, por carisma congregacional, por vocação e necessidade da Igreja, A Vida Religiosa inserida é desafiada na tolerância e no cotidiano da vida dos excluídos. É uma graça do Espírito Santo, partilhar da vida dos últimos. Amam-se os pobres, não por serem pobres, mas por serem pessoas humanas, “Preferidas do Pai”.
            Daí a gratuidade do amor.
Irmãs Franciscanas Maria de Bonlandem
O religioso não se distingue pela sua ação, mas pela sua vida, onde convivem pessoas diferentes (idade, nação, personalidade, etc) não se casam. Querem viver o Evangelho de um modo especial, vivem em comunidade.
            É uma forma profética de vida.
O voto assumido é sinal visualizador do Reino presente. Sinal sempre profético e nunca mesclado das coisas “do mundo”. O carisma da Vida Religiosa é um dom para Igreja e um sinal para o mundo. Não é fuga de uma realidade, mas compromisso com o mundo. Enfatiza o contraste do Evangelho com a sociedade materialista. Os votos são como que sinais visualizadores de uma realidade futura como sonho, mas presente como necessidade.

Um comentário: