quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A VOCAÇÃO AO SACERDÓCIO

Por Seminarista Luiz Alberto
No dia 28 de junho de 2010, no tradicional encontro com os fiéis para a oração mariana do Ângelus, o Papa falou que “a vocação ao sacerdócio leva a uma nova dimensão da liberdade”. Como em todo domingo, Bento XVI se aproximou da janela do seu escritório particular no Palácio Apostólico para dirigir-se aos católicos presentes na Praça de São Pedro.

"A vocação ao sacerdócio ou à vida religiosa
é uma das experiências mais belas da Igreja".

"Deus não é uma entidade
abstrata, mas uma realidade
grande e forte", disse o Papa.
Em seu discurso, Bento XVI partiu da análise do Evangelho do dia, de Lucas, para abordar novamente a vocação sacerdotal. O Santo Padre refletiu sobre a passagem na qual Jesus, enquanto caminha pela estrada em direção a Jerusalém encontra alguns homens, provavelmente jovens, que prometem segui-Lo onde for. Com eles, Jesus se demonstra muito exigente, advertindo-os de que "o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça", de forma que quem escolhe trabalhar com Ele no campo de Deus não pode mais voltar atrás. A outro, lembra o Papa, Jesus diz: ‘Segue-me, pedindo-lhe uma interrupção radical com o passado inclusive com os familiares'.
"Deus não é uma entidade abstrata, mas uma Realidade grande e forte" e também "uma Pessoa vivente e próxima, que nos ama e pede para ser amada", observa o pontífice, refletindo sobre a passagem. A vocação divina pode parecer dura, mas na realidade é "a novidade e a prioridade absoluta do Reino de Deus". "Seguir Jesus" significa "uma nova dimensão da liberdade" para o homem que decide deixar "a família de origem, os estudos ou o trabalho para se consagrar a Deus". O chamado feito no Evangelho prefigura a vocação religiosa e sacerdotal que requer uma total adesão. Para o Santo Padre, esse chamado é "uma das experiências mais bonitas que fazem na Igreja: ver, tocar com a mão a ação do Senhor na vida das pessoas.

O tema da vocação divina esteve ao centro das tradicionais saudações. Em espanhol, Bento XVI afirmou: "En el evangelio proclamado este domingo, se nos muestra un verdadero programa de vida cristiana y Jesús mismo nos invita a un seguimiento más radical de su Persona, basado en el amor y el servicio. De la mano de la Santísima Virgen María, supliquemos la gracia de entender cada día más esta paradoja evangélica: que sólo el que pierde la vida por Cristo, la gana realmente".

"No evangelho proclamado neste domingo, nos é mostrado um verdadeiro programa de vida cristã e Jesus mesmo nos convida a um seguimento mais radical de sua Pessoa, baseado no amor e no serviço. Do lado da Santíssima Virgem Maria, supliquemos a graça de entender cada dia mais este paradoxo evangélico: que só quem perde a vida por Cristo, a ganha realmente”.
Fonte: Gaudium Press, Secção: Mundo

sábado, 25 de setembro de 2010

A VOCAÇÃO RELIGIOSA

Por Maria Cristiane.
Irmã Franciscana da Imaculada Conceição de Maria de Bonlanden.

Irmã Maria Cristiane

A vocação religiosa é assumida por homens e mulheres que foram chamados a testemunhar Jesus Cristo de uma maneira radical. É a entrega da própria vida a Deus. Os religiosos vivem como testemunha radical de Jesus Cristo, como sinal visível de Cristo libertador, a total disponibilidade a Deus, à Igreja e aos irmãos e irmãs, a total partilha dos bens, o amor sem exclusividades, a consagração a um carisma específico, numa comunidade fraterna, a dimensão profética no meio da sociedade, assumem uma missão específica.
Um religioso vive em primeiro lugar a sua consagração nos votos, depois, por carisma congregacional, por vocação e necessidade da Igreja, A Vida Religiosa inserida é desafiada na tolerância e no cotidiano da vida dos excluídos. É uma graça do Espírito Santo, partilhar da vida dos últimos. Amam-se os pobres, não por serem pobres, mas por serem pessoas humanas, “Preferidas do Pai”.
            Daí a gratuidade do amor.
Irmãs Franciscanas Maria de Bonlandem
O religioso não se distingue pela sua ação, mas pela sua vida, onde convivem pessoas diferentes (idade, nação, personalidade, etc) não se casam. Querem viver o Evangelho de um modo especial, vivem em comunidade.
            É uma forma profética de vida.
O voto assumido é sinal visualizador do Reino presente. Sinal sempre profético e nunca mesclado das coisas “do mundo”. O carisma da Vida Religiosa é um dom para Igreja e um sinal para o mundo. Não é fuga de uma realidade, mas compromisso com o mundo. Enfatiza o contraste do Evangelho com a sociedade materialista. Os votos são como que sinais visualizadores de uma realidade futura como sonho, mas presente como necessidade.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O QUE É VOCAÇÃO?

-          Vocação é o chamado de Deus que tem como finalidade a realização plena da pessoa humana.
-          É um gesto gracioso de Deus que visa à plena humanização do homem.
-          É dom, é graça, é eleição cuidadosa, visando a construção do Reino de Deus.
-          É um chamado para fazer algo, para cumprir uma missão.
-          Toda pessoa é vocacionada, é eleita por Deus.
-          Deus elege por causa de alguns (comunidade) e esta eleição se manifesta no nosso dia a dia.
A mensagem do Evangelho no transmite um convite contínuo a seguir Jesus Cristo. Vem e segue-me. (Mt 9,9 ; Mc 8,34; Le 18,22; Jo 8,12).

VEM – é um CHAMADO de Jesus: um convite pessoal dirigido por Deus a uma pessoa.
SEGUE-ME – é a MISSÃO: o seguimento da prática de Jesus.
É uma iniciativa gratuita, proposta que parte de Deus (dimensão teológica). Impulso interior de cada pessoa onde conscientemente responde ao plano de amor de Deus (dimensão antropológica).

DISTINÇÃO

Para compreendermos em profundidade o significado da vocação, precisamos fazer a distinção entre: VOCAÇÃO FUNDAMENTAL e VOCAÇÃO ESPECÍFICA

A)           VOCAÇÃO FUNDAMENTAL:
Entendemos por vocação fundamental o chamado de cada pessoa: à vida, a ser Filho de Deus, a ser Cristão, a ser Igreja. A tomar consciência de que todos somos irmãos e fazemos par te do Reino de Deus.
Pela revelação sabemos que todos os homens foram chamados por Deus a santidade (Gn 1,26; 2,7; Pe 1,15-16). É um chamado a desenvolvermos plenamente todas as nossas potencialidades. Todas as vocações específicas derivam desta vocação fundamental.
Pelo Batismo todos fomos chamados a viver a Santidade. A P.V. deveria ser a Pastoral da Vocação Fundamental, sob a qual é possível descobrir a Vocação Específica.
B)           VOCAÇÃO ESPECÍFICA:
Entendemos por vocação específica a maneira própria de como cada pessoa realiza a sua vocação fundamental, como leigo, sacerdote ou religioso. As vocações específicas são três: LAICAL, RELIGIOSA E SACERDOTAL.

COMO DEUS CHAMA?
-          pessoalmente e pelo nome;
-          pelos valores que nos atraem;
-          pela comunidade;
-          pelas necessidades do mundo e da igreja;
-         através de mediadores diretos.
Sem. Luiz Alberto da Silva

sábado, 18 de setembro de 2010

3º CONGRESSO VOCACIONAL DO BRASIL 2010!

03 de setembro- sexta-feira
ABERTURA
O bispo da prelazia de São Felix do Araguaia, dom Leonardo Ulrich Steiner, presidiu a celebração de abertura do 3º Congresso Vocacional do Brasil, na noite desta sexta-feira, 3, em Itaici (SP). Segundo dom Leonardo, o Congresso deve ajudar os participantes a animarem as vocações na Igreja. “Com os olhos iluminados por Ele [Cristo] que nos amou primeiro queremos participar desse 3º Congresso Vocacional como discípulos missionários, discípulas missionárias, que desejam a partir do encontro ser animadores, animadores das vocações na Igreja, ser homens e mulheres que com ardor missionário mostram a grandeza de participar da vida do Reino inaugurado pela vida-morte e ressurreição”, disse.

04 de setembro - sábado
Marco situacional - Vocações no atual contexto sociocultural e eclesial
O segundo dia do 3º Congresso Vocacional do Brasil iniciou-se com a Celebração Eucarística, presidida pelo arcebispo de Campinas (SP), dom Bruno Gamberini. No auditório, Pe. Agenor Brighenti iniciou sua apresentação sobre as “Vocações no atual contexto sociocultural e eclesial”. Segundo Pe. Agenor, estamos vivendo uma crise, um tempo de profundas transformações. (leia mais ao lado) Houve também algumas intervenções dos participantes através de questionamentos relacionados com o tema em discussão. Às 14h, após o almoço, os congressistas retomaram suas atividades, formando pequenos grupos e mini-plenárias. Em seguida houve apresentação dos resultados das reflexões e resgate do dia.

05 de setembro - domingo
Marco teológico - Teologia do discipulado e da missão
O 3º dia do Congresso Vocacional iniciou-se com a Celebração Eucarística. Em seguida, os congressistas assistiram à palestra “Teologia do Discipulado e da Missão”, com o teólogo e padre jesuíta João Batista Libanio. Em sua exposição Libanio refletiu sobre o papel histórico e missionário de Jesus, destacando que a evangelização e promoção vocacional devem passar primeiramente pelo conhecimento da realidade. Para João Batista Libanio, “a teologia do discipulado e da missão nasce da pessoa de Jesus. A base está em seu gesto de chamar os discípulos. E ele não chama sem antes tomar consciência de sua própria missão”. (leia mais na síntese ao lado).

06 de setembro - segunda-feira
Marco operacional - Questões práticas do serviço de animação vocacional.
O 4º dia iniciou-se com a eucaristia, pela manhã, seguida do café. Pe. Gilson Luiz Maia, religioso rogacionista, proferiu a palestra "Questões Práticas". Seu objetivivo foi discutir o modo como o Serviço de Animação Vocacional está agindo. O assessor afirmou que "Jesus é palavra do Pai, fonte de espiritualidade que, aliás, deve ser expressão da intimidade com o Senhor. Somos chamados a estar com Jesus. O primeiro chamado (nosso) é em vista de estar com Ele. Nesse "estar", o animador ou animadora aprofunda suas raízes", disse pe. Gilson Maia. Após a palestra, os congressistas reuniram-se em pequenos grupos para debates e encaminhamentos das questões práticas. Na parte da tarde, a primeira redação do documento final do Congresso foi entregue aos participantes. O texto será aprovado no último dia.

07 de setembro - terça-feira
Conclusão
O último dia do congresso foi dedicado à leitura, apresentação e aprovação, por parte dos congressistas, do Documento Final do evento. O texto está dividido em cinco partes. A introdução revela que o congresso cumpriu seu objetivo de aprofundar o tema da vocação, reconhecendo que a experiência do verdadeiro discipulado é missão. Permitiu a elaboração de propostas e pistas para todos aqueles que servem as vocações e os ministérios. O congresso destacou a importância de testemunhar a adesão incondicional a Jesus Cristo e a necessidade de multiplicar a oração ao Senhor da messe.
As três partes seguintes trazem a síntese das três assessorias do congresso: a) as vocações no atual contexto social, cultural e eclesial; b) a teologia do discipulado e da missão; c) o serviço de animação vocacional discipular missionário. Em cada uma delas há indicações de elementos que incidem no trabalho de base, fruto do trabalho de grupos e plenárias. As pistas pastorais estão divididas em vários temas: identidade, missão, perfil do animador vocacional; itinerário vocacional formativo; instâncias, serviços, espaços, recursos da animação vocacional; metodologia, pedagogia, planejamento, organização; comunicação, linguagem, uso de novas tecnologias.
A conclusão manifesta a imensa gratidão a Deus pelos trabalhos realizados.
         O Documento Final aprovado na assembléia deverá ser aprovado pela CNBB e publicado em breve.
                    Resumo postado por Luiz Antonio Guimarães, seminarista da Arquidiocese Militar do Brasil, cursando o 2º ano de Teologia no Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil, Itapecerica da Serra/SP

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

1ª JORNADA VOCACIONAL

Seminarista Orlando
No dia 29 de agosto de 2010, aconteceu na Paróquia São Judas Tadeu a 1ª JORNADA VOCACIONAL, das 08h30 às 17h30. Estiveram participando cerca de 40 pessoas, que fazem parte da Forania Embú das Artes, onde abrange trezes Paróquias da Diocese de Campo Limpo. De manhã houve animação e também a discussão de alguns temas sobre a vocação, pelo Seminarista Orlando da Costa Maximiano da Arquidiocese Militar do Brasil, que está cursando o 1º ano de Filosofia no Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil em Itapecerica da Serra/SP, também secretário nacional do RENASEM (Retiro Nacional de Seminaristas).
A seguir o Pe. Juarez, Reitor do Seminário Maior da Diocese de Campo Limpo falou sobre a vocação sacerdotal, qual o sentido de ser padre, o que o padre faz em uma Paróquia, como fazer para se tornar um seminarista e depois um padre, questões de formação intelectual, espiritual e humana, etc.
Após o almoço foi passado um vídeo que mostrava a realidade dos jovens na atualidade, seu comportamento neste mundo globalizado, como isso influência sua vida e como ele se comporta em casa diante da família. Ao final do vídeo a Irmã Cristiane comentou com os participantes do encontro sobre o vídeo.
Em seguida a Irmã Ananias, Provincial das Irmãs Franciscanas, falou sobre a vocação ao serviço religioso, como os jovens podem conhecer essa realidade. Mostrando com isso que quando falamos de vocação não estamos restringindo somente a questão sacerdotal, mas que a vocação é ampla e que muitas formas têm para nos doarmos a Deus.
O casal Joel e Zenaide falou sobre a vocação de ser leigo, especificando o matrimônio, como um jovem deve se comportar caso queira seguir a vocação matrimonial. O casamento não será fácil, encontrarão muitas dificuldades ao longo da vida de casados, pois, o amor, a compreensão, o carinho, etc., superam tudo. Também assumindo a vocação ao matrimônio, devem estar dispostos a doarem parte de seu tempo para trabalharem em alguma pastoral na comunidade onde participam, pois, o serviço na comunidade junto aos irmãos irá fortalecer a vida familiar.
Em seguida o Seminarista Wellington e o Seminarista Fábio com um grupo juvenil da Paróquia São Judas Tadeu apresentaram um teatro, encenando a vida de uma família, os problemas que ocorrem no dia a dia dentro do lar, como são encaradas as realidades pelos pais, o que eles fazem para resolver os problemas, como eles devem agir diante de uma dificuldade e qual a importância de Deus na vida de uma família.
Concluindo esta 1ª Jornada Vocacional o Pe. André, pároco da Paróquia São Judas Tadeu, celebrou a Santa missa para finalizar e agradecer a Deus a oportunidade que tivemos de poder nos reunir neste dia, para juntos compreendermos um pouco mais sobre a importância da vocação em nossa vida. Pois, Deus nos escolheu desde sempre. Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações” (Jeremias 1,5).
Enfim, muito temos a fazer em nosso Serviço de Animação Vocacional, com a graça de Deus estaremos sempre semeando as sementes da esperança no coração das pessoas.
Por Luiz Alberto da Silva, Seminarista da Arquidiocese Militar do Brasil, cursando o 1º ano de Teologia no Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil, em Itapecerica da Serra/SP.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

PARÓQUIAS DA FORANIA EMBU DAS ARTES/SP

Temos abaixo imagens, endereço e telefone para contato,
das Paróquias que fazem parte da Forania
Embu das Artes, onde são os locais de atuação do SAV.

Em breve teremos informações de todas as Paróquias que fazem parte da Forania Embu das Artes!


PARÓQUIA SÃO JUDAS TADEU E SANTA CLARA
Data do Decreto de criação: 16/07/2006
Rua dos Pinheiros, 344 – Jardim Pinheirinho
CEP: 06835-240 – Embu/SP
Telefax: 4778-0691
Pároco: Pe. André Dimas Nogueira Dieguez
Expediente da Secretaria
3ª a 6ª, 09h00 – 18h30; Sábado, 14h30 – 19h30



 PARÓQUIA CRISTO RESSUCITADO
Data do Decreto de criação: 30/11/1990
Rua Araribóia, 201 – Parque Pirajussara
CEP: 06815-270 – Embu/SP
Tel: 4783-3257
Pároco: Pe. Lourivaldo Lino Gonçalves
Expediente da Secretaria
3ª a Sábado, 09h00 – 12h00 e 14h00 – 18h00



PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Data do Decreto de criação: 01/07/1982
Rua da Matriz, 11 – Jardim Santa Rita
CEP: 06803-420 – Embu/SP
Telefax: 4704-2792
Pároco: Pe. Sebastião Gomes Neto
Vigário Paroquial: Pe. Marcos Jorge Figueiredo Filho
Expediente da Secretaria
3ª a Sábado, 09h00 – 12h00 e 13h00 – 18h00

 

PARÓQUIA SANTA INÊS
Data do Decreto de criação: 07/09/2007
Rua Guiné, 51 - Jardim São Luiz
CEP: 06816-500 - Embu/SP
Tel: 4244-7204
Pároco: Pe. Robson Antonio da Silva
Expediente da Secretaria
3ª a Sábado, 14h00 – 18h00



PARÓQUIA SANTA OTÍLIA
Data do Decreto de criação: 23/01/2000
Rua São Rafael, 02 - Parque Jane
CEP: 06807-310 - Embu/SP
Telefax: 4778-0428
Pároco: Pe. Antonio Rubens M. Cunha, PF
Expediente da Secretaria
3ª a 6ª, 09h00 - 12h00 e 14h00 - 18h00;
Sábado, 09h00 – 12h00 e 15h00 – 18h00



PARÓQUIA SÃO JOÃO EVANGELISTA
Data do Decreto de criação: 27/12/1997
Rua Professor Mário Osassa, 19 - Jardim Magali
CEP: 06833-090 - Embu/SP
Telefax: 4704-3727
Vigário Paroquial: Pe. Francisco de Sousa Araújo
Pároco: Pe. Luiz Antonio de Moraes
Expediente da Secretaria
3ª a 6ª, 13h00 - 18h00;
Sábado, 09h00 – 12h00 e 14h00 – 18h00



PARÓQUIA SÃO JOSÉ E SANTO EDUARDO
 Data do Decreto de criação: 02/02/1997
Rua Águas de São Pedro, 108 - Jardim Dom José
CEP: 06823-590 - Embu/SP
Telefax: 4782-2884
Vigário Paroquial: Pe. Francisco José Ribeiro
Pároco: Pe. Paulino de Moraes
Expediente da Secretaria
3ª a 6ª, 09h00 - 12h00 e 14h00 - 17h00;
Sábado, 09h00 – 12h00 e 14h00 – 18h00



PARÓQUIA SÃO MARCOS
 Data do Decreto de criação: 11/08/2002
Avenida Augusto de Almeida Batista, 41 - Jardim São Marcos
CEP: 06814-000 - Embu/SP
Tel: 4149-7095
Pároco: Pe. José Carlos Brum
Expediente da Secretaria
3ª a 6ª, 14h00 - 18h00;
Sábado, 08h00 – 12h00



PARÓQUIA SÃO VICENTE E SÃO TIAGO APÓSTOLO
Data do Decreto de criação: 06/01/2007
Rua Urca, 17 - Jardim São Vicente
CEP: 06826-260 - Embu/SP
Tel: 4782-5181
Pároco: Pe. Manfredo José dos Santos
Expediente da Secretaria
3ª a 6ª, 08h30 - 12h00 e 13h30 - 18h00;
Sábado, 09h00 – 12h00 e 13h00 – 18h00